quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O TEMPO NAS PRAIAS

O Regime de Verão no litoral Sul-Brasileiro

Existem dois regimes diferentes no litoral Sul-Brasileiro, um chuvoso e outro mais seco.
No litoral do PR e SC prevalece um regime de chuvas provocadas pelo calor e umidade, denominadas de chuvas de verão. No RS é o período menos chuvoso, prevalecendo chuvas provocadas por frentes frias que são em menor número nesta época do ano.

Vento de Leste
Muitos veranistas são surpreendidos por aqueles dias relativamente frios, com vento moderado mas contínuo e chuva leve e tempo nublado por vários dias. Este fenômeno ocorre quando um sistema de alta pressão avança pela região sul do Brasil formando uma crista (termo utilizado para indicar uma representação de perturbação no campo de pressão atmosférica provocadas pela entrada de massa de ar mais frio e seco).
Mas se o sistema de alta pressão atmosférica é mais frio e seco, porque fica nublado no litoral?
Simples, a formação da crista permite que os ventos soprem de sudeste ou leste transportando umidade do oceano Atlântico para o continente. Por isso, o ar mais frio vindo das regiões mais ao sul e o ar úmido do mar (Figura 1) deixa o tempo nublado e não incomum bastante chuvisco e umidade por vários dias.
Neste regime os ventos são de maior intensidade provocando ótimas ondas para o Surf.

Figura 1: Campo de Vento e temperatura às 6h da manhã do dia 06/12/2013 sobre a Região Sul e Sudeste do Brasil. Os ventos de leste aumentam a umidade no litoral. Devido a propagação de um sistema de alta pressão as temperaturas são mais baixas do que a média para a época do ano. 
Volta do Calor
Quando o sistema de alta pressão se desloca para o oceano, o vento vira para NE, N e NW provocando um rápido aumento da temperatura, o que nós meteorologistas gostamos de dizer  advecção quente de temperatura (termo que combina o transporte de massas com temperaturas diferentes de uma região para outra; advecção quente para representar as áreas onde a temperatura está aumentando).

Chuvas Rápidas de Verão

No Paraná e Santa Catarina as chuvas de verão são bastante representativas na climatologia local. Elas são geradas a partir do calor intenso e umidade. Estes transportados da região noroeste do Brasil, vindo desde a região Amazônica, passando pelo Centro Oeste e convergindo com os sistemas frontais do Sul.
São rápidas, cerca de 1 hora, localizadas, em aproximadamente 30 km de diâmetro, embora algumas sejam derivadas de Linhas de Instabilidade, que são agrupamento de tempestades em forma de linha que ultrapassam 150 km de comprimento e normalmente se propagam a velocidades de mais de 30 km/h e provocam muitos estragos com chuva forte, ventos acima de 70 km/h e até ocorrência de granizo em superfície.

Verão: época das chuvas.
Mas não esqueçamos, o verão é mesmo a época das chuvas na praia. Vejam este gráfico abaixo (Figura 2) da climatologia de chuva para Florianópolis. Os maiores volumes de chuva ocorrem em fevereiro, março e janeiro, sempre acima de 150 mm. Então, ao ir a praia no verão, não esqueça: estás indo no período mais chuvoso do ano e, portanto, chuva é absolutamente normal !

Figura 2: Climatologia de Precipitação e Temperatura em Florianópolis (disponivel no wikipedia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Florianópolis).


Nenhum comentário:

Postar um comentário